mini wedding

Fotógrafo de Casamentos

Casamento grande ou mini wedding? Veja vantagens, desvantagens e dicas de como escolher!

Casamento é um momento de escolhas. A primeira, e mais importante, claro, é se casar ou não. Se a resposta é sim, prepare-se para uma enxurrada de escolhas por vir. Uma que vejo ser bastante debatida é a decisão por fazer um casamento grande ou um mini wedding. Se você também está com esta dúvida, confira minhas dicas para escolher o melhor perfil de evento para suas necessidades!

Primeiramente, vamos esclarecer que a principal diferença entre o mini wedding e o casamento grande é que o primeiro é um casamento celebrado para no máximo 50 convidados. Já no casamentão o céu (ou a conta bancária) é o limite!

Agora, confira os prós e contras do casamentão e do mini wedding:

Vantagens do casamentão

Muitas mulheres sonham com um casamento digno de princesa. Com cerimônia celebrada em grandes igrejas, ou em espaço montado no mesmo local da recepção, o casamentão é aquele com muito convidados e muita pompa.

A primeira grande vantagem é poder ter uma ampla lista de convidados, o que significa dividir este momento especial com todas, ou pelo menos com a maioria das pessoas que são especiais para você e seu par. A lista grande ainda evita ou reduz as discussões entre casais ou entre familiares que palpitam em quem deve ou não ser convidado.

Esta é uma boa escolha para aqueles casais mais festeiros, já que as festas de casamentos maiores costumam ser mais agitadas. Além disso, é a oportunidade ideal para viver um dia digno de celebridades, com as atenções de muitas pessoas voltadas exclusivamente para os noivos. Para quem sonha em viver um momento assim, cada centavo gasto com certeza valerá a pena!

Desvantagens do casamentão

Um grande sonho que também envolve grandes gastos. A parte financeira é a primeira a pesar quando pensamos em fazer um casamento para muitos convidados.

Mas não é só isso. O casamentão é para quem tem disposição para organizá-lo e isso significa muito tempo, conversa, planilhas, telefonemas… ou a disposição financeira para contratar alguém que fará isso tudo por você.

Também fica mais difícil dar um toque personalizado e artesanal ao casamento. Você pode até botar a mão na massa para produzir suas lembrancinhas, mas com certeza será muito mais trabalhoso fazê-las em grande número do que em uma escala menor como é o caso de uma casamento pequeno.

Dependendo do tamanho da festa, é possível que você nem veja todas as pessoas presentes no casamento. O ritmo de um casamentão é para quem tem pique!

Vantagens do mini wedding

Casais reservados, maduros, ou mesmo jovens com “poucos e bons” amigos são mais propensos a optarem pelo casamento miniwedding. Com até 50 convidados, ma das maiores vantagens do miniwedding é que fica mais fácil aproveitar o casamento. Enquanto no casamentão você mal terá tempo para cumprimentar a todos, no miniwedding os noivos irão curtir os convidados.

É possível economizar, especialmente com o local da recepção. Já que não haverá muitas pessoas, é possível realizar o mini wedding até mesmo em casa (e fica super charmoso!). Outro ponto de economia pode ser na decoração, já que você poderá usar itens pessoais ou até mesmo artesanais, feitos por você mesma.

Outro ponto interessante a ser avaliado é que, com a possibilidade de economizar em buffet e locação, por exemplo, você poderá investir um valor maior em outros itens, como fotografia ou mesmo no vestido de casamento.

O planejamento de um miniwedding também será relativamente mais fácil do que o do casamentão. Por isso, esse estilo de evento pode ser uma opção interessante para quem tem mais pressa para casar.

Desvantagens do mini wedding

A primeira coisa a se saber do mini wedding é que nem sempre um casamento pequeno significa economia. Da mesma forma que na organização de um casamento para muitos convidados, é preciso pesquisar bastante e fazer muitos orçamentos com fornecedores. Ao botar a conta na ponta do lápis, muitas vezes um buffet para muitas pessoas sai proporcionalmente mais barato do que se fechar o mesmo serviço para poucos.

Isso acontece porque os fornecedores precisam garantir sua lucratividade. Ao se dispor a fazer um casamento pequeno, ele estará deixando de poder fechar um grande evento para a mesma data, quando poderia estar ganhando mais. Pensando assim, muitos preferem dar descontos para fechar grandes contratos, o que não será o seu caso em um mini wedding.

Outro ponto a ser considerado é a lista de convidados. Com certeza um dos momentos mais complicados ao se fazer um casamento, a lista é uma tarefa ainda mais árdua para quem faz um casamento intimista.

Aliás, intimidade neste caso é a palavra chave, pois é por este critério que você conseguirá fechar a sua lista. Se o casal é daqueles que possui muitos amigos e muitos parentes, talvez o mini wedding não seja a melhor opção.

Fotógrafo de Casamentos

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *